domingo, 16 de janeiro de 2011

Egoísmo

EGOÍSMO

Esta palavra é originária do latim “ego”, que é a primeira pessoa do pronome pessoal “eu”. Portanto, refere-se ao indivíduo. Alguém egoísta trata exclusivamente de si e de seus interesses. O egoísmo é exibido no amor a nós mesmos; ele desconsidera as dificuldades e os interesses dos outros.

O apóstolo Paulo advertiu aos crentes da igreja em Roma a considerar as outras pessoas antes deles mesmos: “Ora, nós que somos fortes devemos suportar as debilidades dos fracos e não agradar a nós mesmos” (Romanos 15:1).

E apresenta como deveria ser o relacionamento entre os irmãos que estavam em Corinto: “Assim como também eu procuro, em tudo, ser agradável a todos, não buscando o meu próprio interesse, mas o de muitos, para que sejam salvos” (1 Coríntios 10:33). Paulo também disse que o egoísmo será o comportamento humano mais marcante dos últimos dias (2 Timóteo 3:1).

Isso hoje é algo real dentro das Igrejas, são muitos hoje os que procuram seus próprios interesses, procurando apenas curas e milagres esquecendo que o amor ao próximo é o maior mandamento.
"Quem ama é paciente e bondoso. Quem ama não é ciumento, nem orgulhoso, nem vaidoso. Quem ama não é grosseiro nem egoísta; não fica irritado, nem guarda mágoas. Quem ama não fica alegre quando alguém faz uma coisa errada, mas se alegra quando alguém faz o que é certo. Quem ama nunca desiste, porém suporta tudo com fé, esperança e paciência." (1 Cor 13, 4-7).
Na verdade todos nós somos imperfeitos, aprendemos a medida que buscamos e conhecemos a Deus. Assim para conseguir-mos alcanças esse padrão que o apóstolo Paulo mostra no verso a cima, precisamos está constantemente em comunhão com Cristo, só ele é capaz de transformar nosso coração ainda egoísta em um coração que ama.
"Eu lhes darei um coração novo e uma nova mente. Tirarei deles o coração de pedra, desobediente, e lhes darei um coração humano, obediente." (Eze 11 v 19)
Precisamos pedir constantemente ao Senhor que transforme nosso coração e nos dê um coração de carne cheio de amor.

Um comentário:

  1. A paz do Senhor Jesus, parabéns pelo blog,
    gostaria de fazer um convite a você, visitar e seguir o meu blog , pois já estou te seguindo. Nele você encontrará estudos, pregações e Louvores. Deus seja contigo.

    Fique com Jesus!

    www.afamilianarocha.blogspot.com
    www.cristinaalvescantora.blogspot.com

    ResponderExcluir